Ligamos Para Você

15.03.2021

Viver em um empreendimento qualificado tem muitas vantagens: mais opções de área de lazer, segurança reforçada, manutenção em dia, e por ai vai. Mesmo assim, muitas pessoas não entendem o motivo da cobrança da taxa condominial. Ainda que esses valores sejam detalhados em reuniões, quem nunca morou nesse tipo de estrutura, mas tem interesse na compra do apartamento, cria dúvidas a respeito do que pode ou não ser cobrado.

Por que existe a taxa de condomínio?

A taxa de condomínio é uma cobrança mensal obrigatória, independente se o proprietário reside no local ou não. É prevista no código brasileiro (artigo 1336, da lei 10.406/02) e deve ser usada para manter a infra estrutura do empreendimento funcionando bem. Tem aqueles que usam de  argumentos errados, afirmando que por não usarem a área de lazer, não precisam pagar o condomínio, mas deve-se lembrar que apesar de não utilizar, estão sempre a sua disposição. Incluindo uma curiosidade: alguns acham que a área de lazer são os principais “culpados” pela existência da taxa condominial, porém, basta analisar de maneira comparativa para notar que empreendimentos com lazer não são muito mais caros. Espaços como churrasqueira, piscina, playground etc, realmente impactam o valor da taxa, porque suas estruturas exigem apenas limpeza e manutenção periódica especializada, mas mantendo cuidados básicos, tendem a durar.

Como é calculado o valor do condomínio?

Para calcular o valor do condomínio referente a cada unidade, há três componentes principais: Despesas ordinárias, fundo de reserva, despesas extraordinárias. Mas não é só isso, na maioria dos casos, o valor do condomínio precisa ser proporcional á área do imóvel.

O que é considerado no cálculo de taxa fixa? 

A taxa condominial fixa, ou seja, o valor mínimo cobrado mensalmente, é composta pelas despesas ordinárias. São gastos relacionados ao dia a dia do empreendimento. Por exemplo: Folha de pagamentos de funcionários, despesas administrativas variadas, consumo de água, energia elétrica, gás etc, manu tenção de equipamentos essenciais. Além disso, o valor do fundo de reserva, também entra na conta de taxa fixa.

O que pode levar ás variações de taxas de condomínios?

As variações nas taxas são decorrentes a gastos extras que elevam o valor do condomínio em determinados meses. Os moradores não são pegos de surpresa, isso porque na maior parte das vezes, o que gera as despesas extraordinárias passa por votação.

Agora que você sabe como o valor do condomínio é calculado, é mais fácil de avaliar se o que está sendo cobrado em cada empreendimento condiz com o que é oferecido.

Veja
Também