Ligamos Para Você

03.05.2022

É um processo comum do mercado imobiliário, mas que é importante para a validade da transação. Existem documentos exigidos por lei para a averbação, dessa forma a compra ou venda do imóvel se efetiva com segurança.

  • O que é averbação do imóvel?

São alterações formalizadas no documento de identificação do imóvel. Isso porque quando o registro no cartório de imóveis sofre alteração, significa que ocorreram mudanças na propriedade e esses dados precisam constar no documento do registro.

Exemplificando, imagina que você tenha comprado um imóvel antes de se casar e, no momento do casamento optou por separação de bens. Desde o momento em que se faz a escritura do imóvel no cartório para comprovar que a propriedade é sua, todas as alterações posteriores feitas no imóvel devem constar na documentação.

  • Como fazer averbação de imóvel?

Se você precisa fazer uma alteração no documento de registro do seu imóvel, é preciso descobrir qual o cartório de registro da propriedade e conversar com um funcionário para que seja feita uma averbação do imóvel. A depender do tipo de alteração, mudam-se os documentos exigidos.

  • Quais são os tipos de averbação?

Como já foi mencionado, existem inúmeros tipos de averbação de imóvel, por isso é importante verificar quais os documentos exigidos para cada tipo e solicitar alteração. Confira alguns deles:

Averbação de confrontação, averbação de logradouro, averbação de cadastro municipal, averbação de casamento, averbação de construção, averbação de cancelamento de usufruto, averbação de demolição, averbação de divórcio e desmembramento.

  • Quanto custa fazer uma averbação de imóvel?

Os custos para se fazer uma averbação de imóvel variam em dois tipos: com valor declarado e sem valor declarado.

Na primeira, será cobrado um valor que seja condizente com o valor do imóvel.

No caso do segundo, é cobrado um valor fixo em caso de óbito, questões de herança ou mudança no estado civil do dono do imóvel.

Veja
Também