Ligamos Para Você

11.11.2021

Já ouviu falar sobre o tema, mas não sabe o que é taxa selic? Então, esse post é para você! Hoje, apresentamos como ela impacta no setor imobiliário.

Você sabe o que significa taxa selic? Com certeza, você já deve ter escutado falar sobre esse tema nos noticiários. No entanto, muitas pessoas ainda possuem dúvidas sobre o que de fato, significa. A verdade, é que a taxa selic impacta diretamente na vida financeira de toda população.

O que é taxa selic?
Na realidade, se trata de um sistema do Banco central que registra todas as operações feitas e que se relacionam com os títulos escriturais do tesouro nacional. Isso quer dizer que ao comprar um título público tesouro selic, por exemplo, você basicamente está emprestando dinheiro para o governo, que em troca deve pagar juros para você. A selic é uma taxa relevante por diferentes fatores financeiros, econômicos e monetários, como os seguinte:
Para calcular todos as demais taxas de juros de economia brasileira
Como estímulo ao consumo ou controle de inflação
Para direcionar os rendimentos de determinados investimentos, como os ativos de renda fixa

Dessa maneira, podemos dizer que a taxa selic funciona como uma ferramenta utilizada pelo banco central para controlar a inflação e economia. A finalidade é que a taxa real se aproxime da meta de juros criada pelo o copom (comitê de política monetária)- Órgão responsável pela definição de valor.

Como ela impacta na compra de imóveis?
Como observamos, a taxa selic é um item utilizado para controlar a inflação. Em geral, o copom costuma costuma aumentar os juros da economia quando a inflação se encontra alta. Isso é feito para que seja mais caro obter crédito, o que auxilia na redução de consumo e diminui a demanda por serviços e produtos, reduzindo a alta de preços. Quando o país se encontra em uma situação de inflação controlada e baixa dividade econômica, a política que costuma ser adotada é a queda dos investimentos por parte das empresas e consumo pelas famílias, inclusive na compra de imóveis.

Nesse sentido, a taxa selic impacta diretamente na compra de imóveis, por que quanto mais alta ela está, maiores devem ser os juros do financiamento imobiliário. Isso ocorre porque quando a taxa básica de juros é aumentada, o crédito pode ficar mais caro. No momento, a taxa selic está baixa, motivo pelo qual é a hora certa para tomar decisão de comprar um apartamento. Enquanto a taxa se mantém baixa, os juros do crédito imobiliário continuam atrativos, uma vez que o valor atual da taxa é fixado na assinatura do contrato e válido todo o período de financiamento.

Veja
Também